Sala de Imprensa
M.HAMSI e UFRJ fazem parceria para controle de corrosão
 
A área de manutenção é uma das que demanda maior atenção dentro das fábricas. E como na produção de papel e celulose diversos processos utilizam químicos, problemas com a corrosão precisam ser evitados. A M. HAMSI, empresa de engenharia especializada na gestão completa do processo de manutenção, e a Coppetec (Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, ligada à Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) uniram-se justamente para fornecer programas anti-corrosão, que podem ser aplicados em diversos setores. Afinal, prevenir um problema é sempre melhor – e mais barato – do que consertar uma falha.

De acordo com Marcelo Hamsi, diretor da M. HAMSI, dentro do setor de papel e celulose, o programa já está sendo aplicado na Suzano. "Estamos na primeira fase, no processo de inventário da planta, identificação de todos os vetores corrosivos e obtenção do volume total de corrosão, para que possamos realizar a redução de custos com planejamento", diz.

Ele explica que as áreas que mais sofrem com a corrosão dentro das fábricas do setor são as úmidas e as que operam processos químicos, principalmente sofrendo influência de vazamentos operacionais. "Estamos falando das caldeiras, pipe-racks, todas as operações de celulose e áreas molhadas de máquinas de papel", afirma.

A parceria da empresa com a UFRJ é dividida em duas etapas. No momento do projeto, a M.HAMSI envia técnicos para inventariar toda planta e quantificar este inventário por nível de corrosão. Já a Coppetec entra com sua experiência mapeando e estudando os vetores corrosivos que atuam sobre as superfícies, para propor as melhores especificações técnicas. "De posse destes dados, a M.HAMSI introduz ao seu software estas informações, produzindo relatórios gerenciais que permitem atuar de forma planejada no controle da corrosão."

Publicação: ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel
Data: 29/08/2008

http://www.abtcp.org.br/pagina.aspx?idsecao=137,138,6891

 
 
Veja também...
 
Controle de Custo de Pintura
Artigo Técnico - M. Hamsi
Parceria no controle da corrosão industrial
Quattor implanta sistema para manutenção de pintura
Solução PGPI controla manutenção de pintura na Quattor - RJ
AEC News - Corrosão do aço nas indústrias
TN Petróleo - Alta tecnologia na manutenção industrial
M.HAMSI e UFRJ fazem parceria para controle de corrosão
   
Usuário
Senha
     
 
     
 
LEPNET Tecnologia
M. HAMSI - Engenharia e Consultoria Ltda - 2009